
Pragmatismo
Pragmatismo Filosófico e
Pragmatismo Jurídico
Professor Doutor George Browne
(Universidade de Pernambuco e Instituto George Browne)
Curso Intensivo
Faculdade de Direito de Lisboa, 16 a 19 de Maio de 2017
11h00 às 13h00
Formulário de registo para participantes
O Docente
O Professor George Browne orientou a sua formação académica comprometido com uma perspectiva metodológica interdisciplinar que abrange os enfoques direcionados ao Direito, à Filosofia, à Educação e às Ciências Sociais.
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, em 1963, obtendo o título, então nominado, “Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais”; em 1966, obteve o título de Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco; em 1969, foi selecionado para um programa de Mestrado nos Estados Unidos, no College of Preceptors da Vanderbilt University. Posteriormente, foi-lhe oferecido pelo Governo Americano uma bolsa de estudos para obter o grau de Doctor of Philosophy, (Phd) na Tulane University, na oportunidade a única a oferecer estudos interdisciplinares a nível de doutoramento. Em 1977 é convidado pela Universidade de Londres para dar continuidade às suas pesquisas a nível de pós-doutoramento, trabalhando conjuntamente com o Professor Brian Holmes, físico por formação, estudioso de métodos comparativos no âmbito da educação internacional e seguidor das ideias de John Dewey, colaborador, inclusive, do famoso filósofo da ciência da London School of Economics Sir Karl Popper. O Professor Holmes representou o paradigma de homem e intelectual que marcou definitivamente a vida do Professor Browne. Dando continuidade a essas experiências, surge a oportunidade de voltar à Universidade de Londres, tornando-se então seu Professor Visitante, desenvolvendo pesquisas e dela participando ativamente por alguns anos. Em função dessa vivência naquela instituição é que, posteriormente, o Prof. George foi agraciado com o título de Fellow Honoris Causa, coisa que se deve, em boa parte, ao prestígio do Professor Holmes que foi o seu proponente. Durante vários anos o Prof. George Browne manteve também uma contínua e intensa ligação com o British Council local, nacional e na sua sede em Londres. Chegou mesmo a ser indicado pelo aludido Conselho para, em diferentes ocasiões, examinar candidatos que se habilitavam a bolsas para estudos na Inglaterra concedidas por aquele Conselho. Ao concluir o seu Reitorado, recebeu um convite da Universidade de Oxford, através do Professor John Wilson, Professor de Filosofia Moral, para participar das atividades de ensino e pesquisa daquela instituição secular na condição de Professor Visitante, com bolsa concedida pelo Conselho Britânico e complementada pela Ford Foundation. Após quase dois anos de permanência, recebeu então um outro convite para ser Visiting Professor na Frankfurt Universität, onde teve oportunidade, por solicitação do Departamento, de ministrar durante um semestre um curso sobre a obra e o pensamento de Gilberto Freyre.
Atualmente, além de figurar como consultor de instituições de ensino superior, é Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPe., e da Faculdade de Direito da Maurício de Nassau, da Faculdade de Direito Damas e também consultor da Facesf. Foi sobretudo com base nos alicerces que edificou no terreno da pesquisa e da pós-graduação que sua brilhante carreira de pesquisador e professor se consolidou; Em função disso foi também responsável institucionalmente por fomentar e realizar convênios internacionais, a exemplo do firmado com o governo japonês, com a Ford Foundation, com o British Council, com o Governo Alemão e com a University of Georgia, dentre outros. Na Pós-graduação em Direito criou o Grupo de Pesquisa em Filosofia Pragmática e Pragmatismo Jurídico, filado ao CNPq e que, até hoje, continua em plena atividade. A história da Universidade Federal de Pernambuco, verdadeira referência no ensino superior, inclui hoje como uma de suas forças vivas o Prof. George Browne, que muito contribuiu para o seu prestígio acadêmico. (in, Página do Instituto Brown)
Organização
O Curso é organizado pelo Teoria e História do Direito, Centro de Investigação da ULisboa (THD-ULisboa), com o apoio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL), do Instituto de História do Direito e do Pensamento Político (IHDPP) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).